Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Intel Projeto de Processador de 48 Núcleos




Visão global  
           
Intel Labs criou um experimental "Single-chip Cloud Computer" (SCC) que contém um microprocessador de investigação mais núcleos Intel Architecture sempre integrado em um chip CPU - 48 núcleos. Ele incorpora tecnologias destina-se a escala de processadores multi-core a 100 núcleos e além, como uma rede on-chip, as tecnologias avançadas de gerenciamento de energia e apoio a "passagem de mensagens."
Arquitetonicamente, o chip se assemelha a uma nuvem de computadores integrados em silício. A arquitetura de muitos novos núcleos inclui inovações para aumentar a escalabilidade em termos de eficiência energética, incluindo a comunicação core-core melhorado e técnicas que permitem que o software para configurar dinamicamente a voltagem e frequência para atingir consumo de energia de 125W para até 25W.
Isso representa a mais recente conquista de escala Tera da Intel Computing Research Program. A pesquisa foi co-liderado pela Intel Labs Bangalore, Índia, Intel Labs Braunschweig, Alemanha e pesquisadores da Intel Labs nos Estados Unidos.


No interior do Single-chip Cloud Computer        
           
O nome "Single-chip Cloud Computer" reflete o fato de que a arquitetura se assemelha a um cluster escalável de computadores, como você encontraria em uma nuvem, integrados de silício.
O chip características da pesquisa:
•          24 "telhas" com dois núcleos de IA por telha
•          A rede de malha 24 router com 256 GB de banda bisection / s
•          4 controladores de memória DDR3 integrado
•          Suporte de hardware para passagem de mensagens

Em certo sentido, a SCC é um microcosmo do datacenter nuvem. Cada núcleo pode executar um sistema operacional diferente e software stack e agir como um nó de computação individual que se comunica com outros nós de computação em uma rede baseada em pacote.
Um dos aspectos mais importantes do tecido SCC arquitetura de rede é que ele suporta "modelos de programação scale-out" de transmissão de mensagens que têm sido provada a escala para 1000 de processadores em datacenters da nuvem. Apesar de cada núcleo tem dois níveis de cache, não há suporte de hardware a coerência de cache entre os núcleos, a fim de simplificar o projeto, reduzir o consumo de energia e para incentivar a exploração do datacenter modelos distribuídos de software de memória on-chip. Os pesquisadores da Intel conseguiram demonstrar de transmissão de mensagens, bem como software baseado em memória compartilhada coerente sobre a CCS.
gerenciamento de energia refinada é um foco do chip também.As aplicações de software de controle são apresentados para ligar e desligar núcleos ou alterar seus níveis de desempenho, adaptando continuamente a utilizar a energia mínima necessária em um dado momento. O SCC pode executar todos os 48 núcleos de uma só vez em um intervalo de 25W e 125W para variar seletivamente a tensão ea frequência da rede de malha, bem como conjuntos de núcleos. Cada telha (2 núcleos) pode ter sua própria freqüência, e os grupos de quatro peças (8 núcleos) pode executar cada um em sua própria tensão.

A Plataforma para a Inovação Software 
           
Intel Labs acredita que o CCS é uma plataforma de pesquisa ideal para ajudar a acelerar núcleo software de pesquisa e desenvolvimento, muitos avançados. Os pesquisadores da Intel já portados uma variedade de aplicações para a SCC, incluindo servidores web, modelagem física e análise financeira. Em meados de 2010, a Intel Labs antecipa ter dezenas de empresas e parceiros de pesquisa acadêmica realizando pesquisas avançadas de software na plataforma de hardware SCC.


Texto retirado do site oficial da Intel


Nenhum comentário:

Postar um comentário